Baú do Nerd: A Síndrome dos Primogênitos

Saudações mofadas queridos leitores!

Gostaria de criar aqui uma nova categoria de posts aqui no Paranerdia chamada de "Baú do Nerd". Através dessa série eu vou desenterrar antigos textos meus que encontrei e que desejo compartilhar com vocês.

O primeiro desses "tesouros" foi um texto que fiz pro Blog do Jotacê chamado A Síndrome dos Primogênitos. Na época eu ainda não era colaborador do Blog.

Apreciem:

A Síndrome dos Primogênitos



Esse texto vem comentar a despeito desse estranho fato que ocorre com as distribuidoras brasileiras. Não é de hoje que todos sabemos que muitos filmes da década de 80/90 nunca foram lançados por aqui.

Mas um fato ainda mais bizarro e perturbador ocorre com algumas séries cinematográficas cujos primeiros filmes (os primogênitos, por assim dizer) nunca foram lançados por aqui, mesmo que as continuações já tenham sido lançadas!

Segue uma lista que compilei através de sites como Busca-pé (pesquisa de preços), Mercado Livre e da comunidade Viciados em DVD – EE:

A Família Addams: Uma das maiores faltas que jazem em minha coleção. Talvez por não ter sido um “sucesso de bilheteria” quando foi lançada, essa deliciosa comédia de humor negro até hoje nunca teve uma edição brasileira. A continuação, considerada por muitos melhor que o original, é item fácil de se achar em qualquer boa loja de DVDs.

Riquinho: Uma divertida comédia com Macaulay Culkin, no papel do menino mais rico do mundo também nunca teve uma edição por aqui. Sua continuação (As Novas Aventuras de Riquinho), um telefilme ainda pode ser encontrada a venda.

As Tartarugas Ninja: Outro sucesso da Sessão da Tarde, essa comédia baseada no desenho animado de mesmo nome nunca recebeu uma edição por aqui, saindo apenas em VHS. Suas duas continuações em filme e sua continuação de desenho de computação gráfica (3D) são fáceis de se encontrar a venda.

K9 – Um Policial Bom pra Cachorro: Outro grande representante da Sessão da Tarde, estrelando James Belushi e o pastor alemão “Jerry Lee”. Nunca teve edição nacional. Sua primeira continuação (K9 2) também não teve lançamento por aqui. Sua terceira continuação (K9: DP) pode ser encontrado a venda em muitas lojas.

Pânico: O primeiro filme dessa série cinematográfica, que é considerada por muitos o nascimento do gênero “terror adolescente”, nunca foi lançado aqui no Brasil. Suas continuações ainda podem ser encontradas com certa facilidade.

Um Drink no Inferno: Excelente filme que mistura terror, aventura e comédia com boas doses de whisky. Do diretor Robert Rodriguez (Sin City). Nunca foi lançado aqui no Brasil. Suas pouco conhecidas continuações ainda se encontram a venda.

Brinquedo Assassino: Uma das mais conhecidas (e parodiadas) séries cinematográficas de terror, protagonizada pelo já famoso boneco Chucky. Seu primeiro filme esteve muito tempo sumido mas recentemente foi lançado e agora já se encontra a venda junto com suas duas continuações “sérias” e suas outras duas continuações mais voltadas para a comédia (A Noiva de Chucky e o Filho de Chucky).

Coração de Dragão: Outro excelente filme, que dizem ter saído uma edição nacional, apesar de nunca tê-la visto. Sua continuação pode ser encontrada a venda com certa facilidade.

A Volta dos Mortos Vivos: Série cinematográfica lançada na década de 80 ficou marcada pelo tom mais cômico de humor negro que foi usado para contar a história de zumbis comedores de cérebro. Até hoje só foram lançadas aqui no Brasil as continuações de nº 4 e 5 desse filme (A Volta dos Mortos Vivos: Necropolis e A Volta dos Mortos Vivos: Rave). Nenhum dos três primeiros filmes foi lançado por aqui.

Fugindo um pouco da premissa desse texto, existem também casos de continuações que nunca forma lançadas por aqui. Dois exemplos desse fato são: Um Morto Muito Louco 2 e Gremlins 2.

Vida Longa e Próspera

Postagens mais visitadas